Os Natais perfeitos....



Natal, por muito tempo não soube bem encarrar o seu verdadeiro motivo…
Independente de religião ou credo, essa data é uma data para se estar com a família e com os que quem se ama…
Quando eu  tinha por volta de 8 anos quando meus natais eram completos…
Era dia 24 de dezembro dol ano provavelmente, por volta das 21:00 chegaram os primeiros convidados, tios e tias, e aos poucos foram chegando os outros até as 23:00 já estarem todos lá. Tios, primos, tias, primas família…
Até as 00:00 era o bastante a conversa entre os mais velhos na cozinha ou mesmo na sala, geralmente em algum lugar da casa eu meu irmão e meus primos ficávamos conversando(lembro que um de meus primos tentava contar uma piada, mas quase vomitava por que tinha nojo dela rsrsrsrs).
Quando dava meia noite era obrigatório que nos unisemos na sala e de mãos dadas era feita uma oração, e meu pai sempre dizia algumas palavras de união e esperanças…
Então vinha a ceia (eu como criança esperava muito mais essa hora pra ser sincero!) e todos comiam, alguns na cozinha por ter mais costume, mas a maioria na sala assistindo a missa do galo já que não deixaram a gente assistir “O Estranho mundo de Jack”. 
Depois disso começava de fato a comemoração, na areá dos fundos meus os mais velhos ouviam um forro, moda de viola ou algo parecido, (quando um dos meus tios não disparava a querer ouvir a musica “Pare” (ele realmente era viciado nela).Nos mais novos como só iriamos pegar os presentes depois de dormir, ligavamos o super-nitendo na época, para jogar top gear ou algum outro jogo que dava para jogar de dois.
Pouco tempo depois e quando a bebida começava a fazer efeito, a mesa de ceia era tirada para que pudesse começar o truco com quem jogava.Lembro sempre de ouvir meu avó chamando algum tio de ladrão, e por não saber que era do jogo as vezes até pensei que fosse mesmo rsrsrs (eu sempre quis aprender a jogar aquilo quando era criança, mas só aconteceu depois de mais velho )
Muitas vezes a festa ia até tarde, não ia até cedo na verdade, até virava a noite e como todo bom natal haviam brigas ou desentendimentos.
Nunca estavam todos presentes, mas lembro de muitos com casa cheia… muita coisa aconteceu e muitos destes familiares infelizmente não estão por aqui mais.Porém esse ano em especial não me senti muito “natalino” pois desde o ano passado não há comemoração nenhuma em casa. 
E por isso decidi fazer essa postagem, uma meia homenagem aos velhos tempo que o Natal era como deve ser, a família reunida, com diversão, alegria e união.E mesmo que não tenha tido maturidade para entender oque foi na época, hoje sou grato por ter tido um natal deste tipo alguma vez na vida….
Uma homenagem aos familiares que não estão mais aqui e que do céu provavelmente desejariam que continuássemos a nos divertir no natal…
E você, como era?foi? ou está sendo seu natal perfeito?
Célio de Ávila 

0 comentários: